15 maneiras práticas de ser uma pessoa melhor em 2017

para ser uma pessoa melhor em 2017
Para ser uma pessoa melhor no próximo ano

O ano está prestes a virar e as listinhas de metas para 2017 já começam a aparecer. Que tal, em meio a esse planejamento para o novo ano, pensar também em como ser uma pessoa melhor em 2017? Existem maneiras práticas e passos possíveis para conseguir isso sem grandes sacrifícios. Dê uma chance a essa lista – quem sabe ela não é o empurrãozinho que faltava? Afinal, ser uma pessoa melhor, diferente de outras metas, como ficar rico, conquistar o crush e viajar o mundo, depende só de você.

15 passos práticos para ser uma pessoa melhor em 2017

Se permita sentir.

Deveria ser óbvio, mas não é. A nossa geração parece ter medo de sentir! Tudo bem se apaixonar depois de um mês, tudo bem sofrer depois de uma briga, é ok chorar com um filme triste ou sair dançando na rua porque está feliz. É tanto texto de autoajuda e tanta personagem sentimental escrachada em filmes que acabamos assumindo como verdade que é burrice se “apegar”, demonstrar sentimentos é ser trouxa, é exibição cantar felicidade e querer ficar juntinho com outra pessoa é carência. Já deu! Em 2017, se permita sentir.

Abrace.

Já perdi a conta da quantidade de estudos que comprovam que abraçar faz bem à saúde. Ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzir a pressão sanguínea e o estresse, além de diminuir o risco de doenças cardíacas. Mas não é isso. Abraçar te ajuda a ser uma pessoa melhor porque te permite estreitar laços com as pessoas ao seu redor. Você nunca sabe o que um abraço pode significar no dia de alguém. Na dúvida, abrace mais!

Abra mão de um hábito ruim.

Todos nós temos aqueles pequenos – ou grandes – hábitos maléficos que levamos conosco ao longo dos anos simplesmente porque nos acostumamos com eles. Que tal começar 2017 retirando da nossa rotina um deles? Você pode se esforçar para parar de: fumar, escolher sempre alguma fritura no buffet a quilo, pular o café da manhã, jantar às 22h, nunca ir caminhando aos lugares. Eu já escolhi os que eu quero abandonar e coloquei na minha lista de 41 coisas para fazer em 100 dias.

Volte a estudar.

Não precisa ser um novo curso, uma pós, um mestrado. Pode ser um novo idioma ou até mesmo ler bastante sobre um assunto que sempre te interessou. Que tal baixar um aplicativo ou se inscrever em aulas para aprender espanhol, francês, alemão, italiano? A palavra de ordem é estudar, seja o que for.

Elogie mais.

Todo mundo que acompanha o Declara já sabe, a essa altura do campeonato, que um dos meus jargões de vida é: “se vir algo lindo em algúem, elogie“. Elogiar começa um ciclo de pequenas gentilezas que não só te ajudam a ser uma pessoa melhor, mas a deixar quem te cerca se sentindo melhor também. E quem não quer isso?

Aposte nos 20 segundos de coragem.

20 segundos de coragem podem mudar tudo. É tempo suficiente para roubar um beijo, pedir desculpas, mandar um “olá”, clicar em “enviar”, dizer “eu te amo”, excluir alguém dos seus contatos, lançar um “precisamos terminar” ou mesmo “sair do armário”. A maioria dos grandes atos de coragem não leva 20 segundos para acontecer. Aposte neles!

Experimente uma coisa nova por semana.

Uma nova comida, um caminho que você nunca tomou, uma receita diferente, um lugar que você ainda não conhece. Existem infinitas experiências e possibilidades nos esperando a cada esquina – depende de cada um de nós dar uma chance a elas.

Pense que a comida é o combustível do seu corpo.

Eu não sei vocês, mas eu como meus sentimentos. Comemoro vitórias e compenso tristezas comendo – e quase nunca é algo saudável. Tenho tentado mudar isso pensando que comida é o combustível do meu corpo: é de lá que ele tira os nutrientes necessários para seguir funcionando com saúde. E, sim, quero que ele continue funcionando bem por muitas décadas ainda. Por isso, nada mais justo do que ingerir alimentos que são melhores para ele. Vamos juntos nessa empreitada?

Ouça mais.

Falar sobre nós mesmos é sempre muito massa, mas você já pensou na quantidade de coisas que deixou de aprender e descobrir porque não parou para ouvir o outro?

Pare de confundir grosseria com sinceridade.

Grosseria não é sinceridade. Se a sua crítica não foi solicitada e nem vem para ajudar ou acrescentar, provavelmente, é apenas grosseria mesmo. Na dúvida, confira esse manual prático para diferenciar um do outro com facilidade.

Descubra um novo hobby ou interesse – e fique boa nele.

Assim como voltar a estudar, se jogar em um novo hobby ou interesse vai te ajudar, sim, a ser uma pessoa melhor. No entanto, mais importante do que começar é ir a fundo nesse novo interesse a ponto de conquistar disciplina. Esportes não são para você? Que tal aprender mais sobre o reiki, por exemplo? É uma terapia holística e você pode saber mais sobre ele aqui.

Mantenha uma happy jar.

“Happy jar” seria algo como um “pote da alegria” ou “pote da felicidade” e nada mais é do que um lugar para guardar todas as lembranças felizes do ano. Venho fazendo isso desde 2015 e posso dizer que é recompensador chegar em dezembro e abrir seu potinho cheio de post-its com bons momentos dos últimos 12 meses. Posso fazer um post sobre isso, se vocês quiserem. A happy jar serve, inclusive, para combater a nossa mania de lembrar bem mais do lado ruim das coisas depois de um tempo.

Escolha bem quem te cerca.

É aquele ditado, né: “Diga-me com quem tu andas e eu te direi quem és”.  Alguns estudos indicam que tendemos a nos tornar a média das 5 pessoas com quem mais convivemos. Portanto, escolher bem quem elas são é ainda mais importante do que uma questão simples de influências.

Cuide melhor da sua família e dos seus amigos.

Ser uma pessoa melhor também envolve ser um amigo, um filho, um irmão, um primo melhor. Amizades não se mantêm sozinhas e sua família pode até estar sempre lá para você, mas certamente não merece apenas migalhas de atenção. Dê valor a quem te dá valor, até para não se arrepender depois, sim?

Deixe suas metas em um lugar visível.

Não adianta quebrar a cabeça, fazer uma lista de metas incrível e deixá-la em uma gaveta ou documento no Word qualquer. Deixe-as em um lugar bem visível, para se lembrar diariamente – ou até várias vezes por dia – dos seus objetivos e do que você deseja alcançar durante o ano. Se você tem um blog, pode achar uma ideia massa entrar no Projeto DeClara comigo.

Clique aqui para mais posts da categoria “Sentir” do Blog Declara.


Psiu, me acompanhe nas redes sociais, sim?
Instagram, Facebook, Pinterest.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe

clara-fagundes-pesquisadora-do-futuro

27 anos, nordestina em SP, publicitária graduada e pós graduada pela USP, escritora e apaixonadíssima por moda, cinema, viajar e sorvete. Fico entediada bem rapidinho com as coisas, então, costumo fazer várias ao mesmo tempo. Vivo à procura de encanto.

Categorias

Podcasts de Clara

Encante-se com o trabalho de Clara

Carta Bruxa

Deixe seu e-mail para ser surpreendida com uma newsletter quinzenal mágica na sua caixa de entrada.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!