Se vir algo lindo em alguém, elogie | Para viver melhor

Se achar algo lindo em alguém, elogie. 

Elogiar, por vários motivos, não costuma fazer parte da nossa rotina.

Isso já começa na infância. As crianças não só não são incentivadas, como chegam a ser repreendidas ao distribuir elogios “gratuitos”. E, assim, um gesto que é natural vira motivo de constrangimento. Com a pré-adolescência e a adolescência, o cenário muda: qualquer elogio pode ser interpretado como uma cantada. Se não pela pessoa que recebeu, será pelos outros adolescentes e até adultos ao redor. E, assim, um gesto que era inocente, embora já tivesse um quê de constrangedor, ganha também o peso das segundas intenções. Na fase adulta, então, o ato de elogiar é praticamente esquecido. Confundidos com flerte, invasão, persistência e até falsidade, os elogios sinceros acabam guardados naquele cantinho do coração onde ainda somos crianças. Ou seja, a ausência de elogios no nosso dia a dia não é nenhum mistério. Aliás, é até bem compreensível, considerando a reação a eles em cada uma das fases da vida. O que não quer dizer isso que seja certo, muito menos que seja algo impossível de mudar.

Como todas as mudanças de hábito, se acostumar a elogiar outras pessoas depende só de… Bem, começar a elogiar outras pessoas.

Elogie sem esperar nada em troca

Preste atenção nas pessoas que te cercam e nas pessoas que você ama… e elogie. Elogie de coração aberto e sem esperar nada em troca. Porque, assim como as gentilezas, elogiar é uma escolha que deve depender só de você. Até porque, se já for feito 100% na intenção de um retorno, é uma estratégia de persuasão, não um elogio sincero. Entende? Elogie porque é verdade e porque você encontrou algo lindo no outro. Simples assim.

Se a sua colega de trabalho cortou o cabelo e apareceu maravilhosa no escritório, elogie.

Se o seu amigo decidiu deixar a barba crescer e de repente ficou bem mais bonito, elogie.

Se a sua mãe acordou mais linda do que nos outros dias por qualquer motivo, elogie.

Se um desconhecido escreveu um texto incrível, elogie. Por que não?

Aprenda a elogiar

Agora, veja bem, um adento importantíssimo: para elogiar alguém, você não precisa jogar os outros para baixo.

Aquela pessoa não precisa ser a “única” a ficar linda com um determinado tipo de roupa, não precisa ser uma “mulher diferente das outras” pra ser inteligente e nem precisa ser a “salvação” em meio a um mundo de pessoas iguais. Muito pelo contrário, pense nos elogios como os abraços das palavras. Você pode, tranquilamente, abraçar todas as pessoas em uma sala sem que um abraço estrague o outro ou deixe o gesto menos bonito.

Abraçar é bonito. Elogiar é bonito. E, não só é possível, como altamente recomendável elogiar a pessoa pelo que é… E não pela comparação com os outros. Principalmente, se a construção do elogio se basear claramente na crítica a outras pessoas.

Aprenda a se deixar elogiar

Se deixar ser elogiado é ainda mais difícil do que elogiar outra pessoa.

Sabe por quê? Porque somos ensinadas a confundir autoestima com arrogância. Porque se sentir bem no próprio corpo ou personalidade é considerado um comportamento nada charmoso ou educado. Sim, isso se encaixa principalmente às mulheres. Enquanto a arrogância masculina é exaltada em algum nível em praticamente todas as situações, o simples fato de uma mulher aceitar um elogio com um “é verdade” ou um simples “obrigada” pode transformá-la em metida, fútil e outras coisinhas mais. Para uma mulher, não admitir ou mesmo não saber da existência da sua beleza, por exemplo, faz dela ainda mais bonita. E, no momento em que ela descobrir, é melhor deixar de elogiar… Ou ela ficará se achando, né? A resposta é: que fique!

Qual o problema em se sentir bem consigo mesma? E esse pode ser um tema de um post, então vou parar por aqui pra voltar nesse ponto em outro texto.

Pois bem, estava falando sobre como é mais difícil se deixar elogiar do que elogiar outra pessoa. Um fato que, inclusive, sinto na pele, já que costumo elogiar pessoas com a maior naturalidade do mundo desde que me lembro… Ou, ao menos, desde que acordei pra essas coisas que citei. Mas, ainda hoje, me pego descumprindo os 5 passos essenciais para aprender a se deixar elogiar. Diariamente. Quer saber quais são eles?

Os 5 passos essenciais para aprender a ser elogiada

1. Não se justifique
Exemplo:
A: Você está muito linda hoje!
B: É que hoje eu me maquiei.

2. Não retribua por impulso
Esse é um clássico: se sentir na obrigação de sempre, sempre, sempre retribuir o elogio. Você pode, é claro, mas não precisa. Se você se sente obrigada a isso, seu elogio de rebote perde até o gostinho de elogio sincero e dado de bom grado.

3. Não diminua
Exemplo:
A: Como você é boa no que faz, nossa!
B: Ah, que é isso… Não é tão difícil quanto parece, qualquer um faria.

4. Não contradiga
Exemplo:
A: Como você tá gata. Olhe esse corpo!
B: Tô não… É o vestido que engana.

5. Se permita se sentir bem
Se alguém elogia algo em você e você já aprendeu a se deixar ser elogiada, vai saber que tudo bem se sentir bem com esse elogio. Chega de culpa, constrangimento, censura. Sorria e agradeça.

☀☀☀☀☀

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fclafagundes%2Fposts%2F10210443667791186&width=500
Pode cronometrar: mesmo um elogio mais elaborado não chega a durar 30 segundos da sua vida.

Gostou? Clique aqui para mais posts da categoria “Inspirar” do Blog Declara.


Psiu, me acompanhe nas redes sociais, sim?
Instagram, Facebook, Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe

clara-fagundes-pesquisadora-do-futuro

27 anos, nordestina em SP, publicitária graduada e pós graduada pela USP, escritora e apaixonadíssima por moda, cinema, viajar e sorvete. Fico entediada bem rapidinho com as coisas, então, costumo fazer várias ao mesmo tempo. Vivo à procura de encanto.

Categorias

Podcasts de Clara

Encante-se com o trabalho de Clara

Carta Bruxa

Deixe seu e-mail para ser surpreendida com uma newsletter quinzenal mágica na sua caixa de entrada.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!