tipos de amizades tóxicas
Inspirar

Amizades tóxicas: 6 tipos para identificar (e não ser!)

Tipos de amizades tóxicas para identificar, debater e abandonar o quanto antes

Olímpica™

Você foi promovida? Nossa… Só agora? Ela foi promovida em 3 meses.

Acabou de ser aprovada no curso que queria? Legal, mas em que lugar? Ela ficou em 1º…

Você está triste porque teve um dia ruim. E ela, que teve um dia mil vezes pior do que você?

A amizade Olímpica™ está em eterna competição – e nem precisa fazer sentido. Ela pode querer ser a melhor. A mais feliz. A mais sofrida. A mais esperta. A mais humilde… Toda conversa vira sobre ela.

Frase preferida: “e eu que…”

Regina George

Cria do patriarcado, Regina vê todas as mulheres como rivais e adora inferiorizá-las, principalmente com brincadeirinhas inocentes.

Regininha repassa todas as opressões que recebe – e um pouquinho mais. Vai fazer comentários sobre sua aparência, sobre suas decisões de vida, sobre sua personalidade. Sempre tentando te “melhorar”, “ajudar” – e destruindo sua autoestima no processo.

É a amizade tóxica mais clássica de todas. Aquela que te faz sentir sempre em dívida. Quase como se fosse um favor ser sua amiga. E não é verdade, tá? Corra. Sem olhar pra trás.

Oi, sumida™

Oi, sumida™ só aparece para pedir favor. Para ela, você é basicamente um SAA: Serviço de Atendimento ao Amigo.

Ela A-M-A seu trabalho, sempre pensa em você, mas nunca te contratou ou indicou para jobs. Oi, sumida™ é capaz de coisas absurdas. A sua cara de pau não tem limites. Até os convites mais inocentes podem se tornar máquinas de favores.

Se for um pouco mais esperta, surge das cinzas uns dias antes perguntando da sua vida, dando likes nas fotos… Antes de pedir 01 ajudinha/favor. Nem se engane. Não é coincidência.

Frases preferidas: “quanto tempo, miga! como cê tá? então, deixe eu te falar…”

Sem Noção™

De todos os tipos de amizades tóxicas, todo mundo já teve uma amizade Sem Noção™. Se não teve, foi essa pessoa na vida de alguém. Nem tudo é feito por mal, mas certos falas são bem tóxicas, com má intenção ou não.

Sem Noção™ é magra, mas fala pra amiga gorda que tá se sentindo uma bola após almoçar. Ou que vai fazer uma gordice ao pedir uma pipoca no cinema. Ou que está horrorosa depois de engordar 3kg.

Sem Noção™ diz à amiga preta – só uma sugestão! – que ela ficaria ainda mais linda se alisasse ou trançasse o cabelo crespo… Fica mais profissional, sabe?

Sem Noção™ fala pra amiga nordestina que algo feio ou mal feito é “coisa de baiano” e a-do-ra imitar seu sotaque.

Sem Noção™ acha que tudo hoje é mimimi.

Espelho™

Ah… A amizade Espelho. É inegável que te admira. Infelizmente, essa admiração surge em forma de imitação ou apropriação.

Ela copia suas roupas. Seu jeito de falar. Seu estilo. E até aí… Ok. A toxicidade chega mesmo quando Espelho™ passa a copiar seu trabalho e/ou ideias.

Espelho pode até dizer que você é incrível e uma inspiração. Mas isso é sempre dito de forma privada. Publicamente, Espelho™ só aponta como referências pessoas famosas.

Espelho™ sempre te pede ajuda, mas, se alguém perguntar como ela pensou/fez/ criou aquilo… Seu nome nunca aparece.

Gollum

Gollum acredita que amizade é um bem restrito. Portanto, você só pode ser amiga dela. Todo mundo é, potencialmente, alguém que vai te roubar.

Naturalmente, não gosta de nenhuma amiga sua. Nunca te apresenta a ninguém, mesmo se você for nova na empresa/cidade. Implica com qualquer pessoa nova na sua vida. Se puder, Gollum vai te fazer acreditar que ninguém mais te ama como ela. Você não nota como ela te trata? Certeza que fala mal de você…”

Importante: nem toda amiga que avisa sobre falsidades é Gollum. Ela pode estar te protegendo mesmo.

Ninho™

Ninho quer uma babá, não uma amiga. No rolê, Ninho sempre fica bêbada(o) de cair, sabendo que você vai cuidar.

Ninho vive se metendo em encrenca, problemas e prometendo coisas que não pode cumprir. Mas tudo bem!! Porque tem você!!!

Ninho é um bebê, independentemente da idade. Se não consegue o que quer, na hora que quer, faz birra, fica de cara feia, faz chantagem emocional, vai embora batendo o pé.

A única chance de Ninho melhorar é recebendo muitos nãos.

Já teve algum desses tipos de amizades tóxicas? E você, é ou já foi um deles?

Compartilhe e ajude pessoas a se libertarem dessas relações e comportamentos nada saudáveis!

Ah! Não deixe de acompanhar o @clarafagundes para mais conteúdos educativos e feministas.

Previous PostNext Post

❤ Você também vai gostar ❤

Sem comentários

Responda

AS GUARDIÃS DE HOMENSGENTE PRECONCEITUOSA PODE SER “LEGAL”O PRECONCEITUOSO APRENDIZHOMENS BRANCOS E O PERDÃOAmor romântico & lógicas sexistas