Mulheres inspiradoras que fizeram e fazem a diferença

O conteúdo de hoje da série “Mulheres & Dinheiro” é uma exaltação a mulheres brasileiras transformadoras e inspiradoras.

SÔNIA GUAJAJARA

Uma das maiores ativistas indígenas do país. Luta pelo meio ambiente e pelos povos originários. Tem voz no Conselho de Direitos Humanos da ONU e há 10 anos leva denúncias às Conferências Mundiais do Clima (COP).

Foi a primeira indígena a compor uma chapa presidencial e tem um histórico cheio de prêmios pelas suas ações.

Inspire-se
“A ancestralidade sempre ensinou que o sentido da vida é o coletivo.”

ARACY GUIMARÃES ROSA

Conhecida como “Anjo de Hamburgo”, chefiou a Seção de Passaportes do consulado brasileiro na Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial e burlou as regras do governo emitindo vistos para judeus se abrigarem no Brasil.

Inspire-se
Ao ser questionada sobre seus motivos, respondeu: “porque era justo.”

VALESKA ZANELLO

Pós-doutora e professora de Psicologia, pesquisadora e coordenadora do grupo de pesquisa na área de saúde mental e gênero. Em 2018, lançou seu livro “Saúde Mental, Gênero e Dispositivos”, que deveria ser lido por *todas* as mulheres.

Inspire-se
“Homens aprendem a amar muitas coisas. Mulheres aprendem a amar homens.”

LÉLIA GONZALEZ

Conhecida por revolucionar o movimento negro, foi uma intelectual, autora, política, filósofa, professora e ativista brasileira e uma das fundadoras do atual Movimento Negro Unificado.

Inspire-se
“A mulher negra é responsável pela formação de um inconsciente cultural negro brasileiro. Ela passou os valores culturais negros, a cultura brasileira é eminentemente negra. Esse foi seu principal papel desde o início.”

MÔNICA COSTA

Jornalista especializada em economia, é criadora do Grana Pretta, projeto que traz educação financeira antirracista para mulheres negras para a melhoria da qualidade de vida das famílias, crescimento econômico e inclusão social e financeira.

Inspire-se
“A educação financeira é fundamental para a realização dos nossos sonhos.”

CAROLINA MARIA DE JESUS

Considerada uma das maiores escritoras do país, ficou conhecida pelo seu livro “Quarto do Despejo: Diário de uma Favelada”, no qual relata sua vida como mulher negra, mãe, solteira e moradora da favela de Candidé, em São Paulo.

Inspire-se
“Antigamente, o que oprimia o homem era a palavra calvário; hoje é salário.”

LEOLINDA DALTRO

Professora, sufragista e indigenista, foi pioneira na luta pelos direitos das mulheres no século 19. Foi uma das fundadoras do primeiro partido feminino, lutando para garantir o direito das mulheres ao voto e à vida pública, além de percorrer o Brasil estimulando a alfabetização laica de comunidades indígenas.

Inspire-se
“Senti, então, em mim despertar o espírito da revolta; compreendi ser necessário uma campanha persistente e tenaz no sentido de destruir o terrível preconceito.

Que mulher faz a diferença na sua vida e no mundo? São tantas! Quais mulheres inspiradoras você acrescentaria?

Compartilhe o post para inspirar outras! 💕

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe

clara-fagundes-pesquisadora-do-futuro

27 anos, nordestina em SP, publicitária graduada e pós graduada pela USP, escritora e apaixonadíssima por moda, cinema, viajar e sorvete. Fico entediada bem rapidinho com as coisas, então, costumo fazer várias ao mesmo tempo. Vivo à procura de encanto.

Categorias

Podcasts de Clara

Encante-se com o trabalho de Clara

Carta Bruxa

Deixe seu e-mail para ser surpreendida com uma newsletter quinzenal mágica na sua caixa de entrada.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!