coisas que você precisa saber antes de vir morar em são paulo blogueira nordestina morando em sp
Explorar, Inspirar

Coisas que você precisa saber antes de vir morar em SP | Por não-paulistanos!

Sou sergipana e vim morar em SP aos 16 anos, quando entrei em Publicidade na USP. De lá para cá, já se passaram 7 anos. Ou seja, tenho chamado São Paulo de “casa” há um tempo. Sempre recebo e-mails, comentários e directs querendo saber um pouco mais sobre isso: “como é morar em SP? O que eu deveria saber?”

Já falei sobre isso aqui no blog duas vezes, nesse post sobre 17 motivos para amar morar em São Paulo e nesse sobre 13 motivos para não amar morar em São Paulo. Agora, decidi literalmente falar sobre isso, lá na TV DeClara. Inclusive, convidando outros “imigrantes” para contar as coisas que acham que as pessoas deveriam saber antes de se mudar para SP.  

Separei essas coisas em dois vídeos: coisas para saber antes de vir morar em SP e conselhos que eu gostaria de ter ouvido antes de me mudar para SP. Deixei uma parte do conteúdo deles aí embaixo. Para ver tudo, é só clicar no play abaixo. Ah! E, se gostou e quer ver mais desse tipo de conteúdo, não se esqueça de se inscrever no canal e deixar perguntas e sugestões nos comentários. Sim?

Coisas e conselhos que todo mundo deveria saber antes de morar em SP

1. Tem praia, sim! 


Infelizmente, a capital paulista não está mesmo no litoral. Mas isso não significa que não há boas praias no estado! Demorei a usufruir das praias paulistas porque sempre achei que seriam muito distantes e, confesso, provavelmente não lá muito bonitas. Me enganei! Obviamente, não estou mais no Nordeste (we’re not in Kansas anymore, já diria Dorothy), mas há belas praias não muito distantes da cidade sim. Eu gosto bastante da tranquila Juquehy, mas pretendo conhecer em breve as lindas Praia de Calhetas, Ilha do Tamanduá, Barra do Una, Praia da Feiticeira e Praia do Prumirim – só para citar algumas praias lindas com águas claras em São Paulo.

coisas que eu gostaria de saber antes de morar em sp blog declara praias ilha do tamanduá

Coisas que você precisa saber antes de vir morar em SP: tem praia, sim! | Foto da Ilha do Tamanduá: Caminhos do SUP.

2. Tudo é longe

coisas que você precisa saber antes de vir morar em sp

Coisas que você precisa saber antes de vir morar em São Paulo: tudo é longe.

Já falei sobre isso nesse post sobre razões para não amar morar em São Paulo, mas é algo tão marcante na cidade que não teria como ficar de fora dos vídeos. De fato, tudo é longe e a distância é medida pelo tempo. Fica a 30 minutos? Todo mundo vai considerar como pertinho, algo que em Aracaju seria considerado uma mini-viagem. Não conhece a capital sergipana? Clique aqui para descobrir 11 coisas que você deveria saber antes de visitar Aracaju.

3. O clima é muito louco

Uma das primeiras descobertas que você fará em São Paulo é que é impossível saber como será o clima do dia. Os aplicativos e sites de previsão do tempo tentam. Mas a verdade é que é perfeitamente possível você sair de manhã numa temperatura de 13 graus, passar por um calor de 28 graus e terminar o dia embaixo de uma enchurrada que alaga a rua inteira e te deixa ilhada na hora de sair do trabalho. No primeiro mês, você já descobre seus novos melhores amigos: o guarda-chuva e o casaquinho mole que cabe na bolsa.

4. Você vai achar sua tribo

Ninguém é tão diferentão, vanguardista, pioneiro que não consiga achar a própria tribo em São Paulo. A cidade acolhe imigrantes de todos os estados brasileiros e continentes do mundo. São tantas línguas e gostos e diferenças convivendo juntas que é impossível você não encontrar um grupo de pessoas que vá amar as coisas que você ama ou fazer as coisas que você faz. Venha de coração aberto.

5. Existe amor em SP

coisas que você precisa saber antes de vir morar em sp existe amor em são paulo blog declara clara fagundes nordestina em sp

Coisas que você precisa saber antes de vir morar em São Paulo: existe amor em SP, sim. | Foto: Isabella Mezzadri. (Somos Cassi e eu, em 2011!)

A última coisa que vou escrever aqui dentre as que achamos que todo mundo deveria saber antes de vir morar em SP é: existe amor em SP. Como qualquer grande cidade, as expressões desse amor desses amores tendem a ser diferentes. Talvez, em certos casos, seja mesmo necessário um olhar mais sensível para percebê-las. Mas que elas existem, ah! Existem! E digo mais: estão em todos os lugares. Nos beijos apaixonados nas escadas rolantes do metrô. Nos abraços apertados que vemos nas catracas. Nos casais de mãos dadas que atrapalham os que correm nas calçadas estreitas. Nos artistas da Avenida Paulista. Nas pequenas gentilezas que às vezes presenciamos por pura sorte. Eu mesma, sempre que posso, em SP ou onde estiver, faço questão de distribuir pequenas gentilezas. E não sou a única.

E aí, gostou? Clique aqui para ler todos os posts do blog sobre São Paulo!


Me acompanhe nas redes sociais, sim?☀

Instagram, Facebook. 

antix barrado papoulas blog declara melhores filmes do oscar 2018 meus filmes favoritos do Oscar de 2018
Conheça o meu canal no Youtube!
Previous Post Next Post

❤ Você também vai gostar ❤

2 Comentários

  • Responder Jennifer 31 de Março de 2018 at 8:23 PM

    Sabe q tem 28 anos que fui à São Paulo! Sempre passo em conexão, mas nunca me interessei em ir pra passear pela cidade. Mas curti seu post. É bom ler sobre lugares que vamos.

    View Comment
  • Responder Aline Callai 1 de Abril de 2018 at 10:27 PM

    Eu amo SP e fui poucas vezes, queria ir para passear e conhecer lugares novos 🙂 Eu acho que se um dia me mudasse do sul seria para SP <3 E sim, pelo pouco que vi, tudo é longe! hahaha
    Adorei o post!
    Beijos!

    View Comment
  • Responda