todo mundo pode usar cropped
Inspirar, Usar

Todo mundo pode usar #1: cropped!

Moda inclusiva | Todo mundo pode usar cropped (e o que quiser!)

Frequentemente, recebo e-mails e mensagens de meninas que perguntam: “meu corpo é de tal forma, eu posso usar determinada peça?” ou “meu corpo é assim, como posso ficar bem com tal tendência?” E a minha resposta é invariavelmente que todo mundo pode usar o que quiser, como quiser. O limite da moda é sempre o limite do seu estilo pessoal e do contexto em que você está.

Esses e-mails me deram a ideia de começar uma nova série no blog: “todo mundo pode usar”, sobre moda inclusiva. É fato: quando eu vejo dúvidas assim, tenho vontade de dar um abraço em quem está do outro lado como quem diz: “ei, eu entendo, te fizeram acreditar que moda é prisão”. Mas, para mim, moda é liberdade, é expressão. E é por isso que é tão absurdo que tantas meninas e mulheres não possam usar o que querem porque não encontram nas lojas… Mas não vou entrar nesse mérito, porque acredito que seja um tópico para outro post. [Enquanto isso, leia sobre “Comprar de quem faz” e descubra um novo mundo de possibilidades!]

Neste aqui, o primeiro da série “Todo mundo pode usar”, quero falar sobre os croppeds. A tendência foi mais uma das que voltaram nessa onda 90s que estamos vivendo. Polêmica, surgiu como um furacão na moda no início de 2014. De lá para cá, nunca mais perdeu espaço. A força dos croppeds certamente tem tudo a ver com a alta do cós alto – que eu amo. Afinal, já têm o comprimento perfeito para não precisar colocar a blusa por dentro da saia, calça ou short de cintura alta.

Como qualquer nova tendência, o cropped veio acompanhado de infinitas regrinhas. Deveria ser usado por meninas magras. Não podia ser curto o bastante para deixar a barriga aparente. Não ficava bem se fosse colado e a dona da peça tivesse gordurinhas laterais. Não combinava com homens. Ficava melhor em meninas mais altas e com seios pequenos… E a lista continua incansavelmente. Não foi aleatória a escolha do cropped como a primeira tendência que todo mundo pode usar. Infelizmente, quase três anos depois, a tendência ainda é um tabu para muitas mulheres!

A primeira coisa a entender quando falamos em moda inclusiva é: a roupa não deve servir para te esconder e, sim, para te valorizar. Os croppeds não vão, de fato, esconder gordurinhas, a sua altura (ou falta dela) ou a sua barriga. E tudo bem! Até porque essa não é a função deles: a função deles é refletir o seu estilo de se vestir. Dar um teaser da sua personalidade. Te fazer se sentir bonita ao se olhar no espelho!

todo mundo pode usar cropped 2

Nãoseifazercarão.jpeg

Saí para fotografar com três pessoas maravilindas bem diferentes em estilo e em tipos de corpo: Bia Gremion, Carol Ansaldi e Leonardo Oliveira. Eu sou curvilínea, Bia é gorda, Carol é baixinha e Leo é homem. Juntos, formamos um quarteto que, na teoria, deveria passar longe dos croppeds. Bom, dane-se a teoria. Na minha teoria (e também na minha prática), todo mundo pode usar o que quiser!

todo mundo pode usar cropped 4

100% modeletes

Uma das coisas mais bonitas da moda é como uma única tendência pode refletir bem personalidades e gostos diferentes. Carol quebrou o p&b do look com a viseira pink. O acessório deixou todo o look numa vibe meio pop dance dos anos 80. Bia, 100% sereia punk, brincou com transparência, rosa, o verde do cabelo e brincões enormes. Para finalizar, arrematou com um casaco fake de pelos, só pra não deixar dúvidas quanto ao seu close certo!

todo mundo pode usar cropped 3

Tênis branco, transparência, p&b: elementos parecidos, looks bem diferentes!

Leo também investiu na transparência e, ainda assim, criou um look bem distinto do de Bia. Gótico suave, misturou referências de Meninas Malvadas com spikes e tênis branco. Eu também me joguei no tênis branco, meu sapato coringa pra vida. Mas o look ficou super high school, já que o tênis foi combinado com a saia midi xadrez, a bolsa caramelo e a tiarinha a la Blair Waldorf.

A verdade é que, se fôssemos dez pessoas, cada uma de nós poderia terminar com um estilo completamente diferente, mesmo se todos estivéssemos de croppeds. Liberte-se da teoria você também e se inspire! Quem sabe usar cropped não seja uma ideia incrível para você?

todo mundo pode usar cropped

Todo mundo pode usar cropped sim! Arrasem! (Também não entendi minha pose, ok)

Fotos por João Toledo. Maquiagem por Tati Anderi. Recomendo os dois de olhos fechados, inclusive! ?

Gostou? Clique aqui para mais posts da categoria “Usar” do Blog Declara. 


Psiu, me acompanhe nas redes sociais, sim?
antix barrado papoulas blog declara toda garota de 20 anos precisa saberInstagram, Facebook, Pinterest.
Previous Post Next Post

❤ Você também vai gostar ❤

6 Comentários

  • Responder Julliana Hudgens 18 de novembro de 2016 at 7:59 PM

    Cropped é uma peça maravilhosa! Sei que muitas meninas se sentem envergonhadas de usar certas peças, já presenciei isso com algumas amigas, mas sempre me perguntava: “por que não? é muito legal usar!”. Eu amo cropped e me sentiria muito mal se as pessoas me fizessem pensar que eu não poderia usá-los. Já li uma notícia de uma mulher gorda que disse que finalmente pôde comprar um biquíni e usar, mas quando eu vi ela tinha comprado um bíquini não muito convencional e que seria ideal pra não expôr gordurinhas ou não deixasse tão nítido que ela era gorda. Isso é muito errado.
    Vocês quatro arrasaram! Quatro estilos diferentes e que comprovar que a diversidade dos croppeds combina com a diversidade das pessoas e que há espaço para todos! Super aprovado.

    View Comment
  • Responder Gabriela Dahmer Coitinho 19 de novembro de 2016 at 2:10 PM

    Sempre assisto o programa É de casa, e sempre vejo as blogueiras de moda falando: “todo mundo pode e deve usar o que quiser, mas há roupas que serão a seu favor e outras não, basta saber usar”.
    E é bem isso mesmo. Adorei demais teu post…

    Beijos,
    http://gabydahmer.com

    View Comment
  • Responder Tânia Neiva 25 de novembro de 2016 at 12:26 PM

    Adorei o post! Sou super a favor de uma moda democrática, afinal, ninguém melhor do que você para decidir o seu estilo!
    Um beijo!

    View Comment
  • Responder liz 9 de dezembro de 2016 at 11:28 PM

    Amada, você arrasou tanto em trazerr esse assunto a tona! Eu cresci escutando que não posso vestir roupa branca, jardineira, CROPPED!!, saia, vestidos justos…basicamente, privada de tudo que não seja largo e de cores sóbrias. Eu ainda não me sinto na liberdade de usar um cropped, eu ainda tenho MUITO o que trabalhar comigo mesma e quero muito isso, sei que vou conseguir <3 obrigada mesmo por esse post, você é inspiradora, sempre.

    View Comment
  • Responder Projeto DeClara para 2017: 41 coisas em 100 dias! - Blog DeClara 3 de Janeiro de 2017 at 3:08 AM

    […] maneiras práticas de ser uma pessoa melhor em 2017 Feminismo: o grande aliado da moda! Todo mundo pode usar #1: cropped! […]

    View Comment
  • Responder Todo mundo pode usar #2: Mix de estampas! - Blog DeClara 7 de Abril de 2017 at 5:39 PM

    […] vocês já sabem, para mim, moda é expressão. Por isso, eu acredito de coração que todo mundo pode usar o que quiser. Com exceção de alguns contextos onde a etiqueta – e a noção – […]

    View Comment
  • Responda