gola alta: como usar e ficar linda!
Usar

Gola Alta: como usar gola rolê e ficar incrível

| Gola alta: origem e como usar |

Quem vê as peças de gola alta (ou gola rolê, ou turtleneck) pipocando em quase todos os looks das Kardashians, nas páginas da Vogue e nos desfiles das temporadas de moda dos últimos anos pode até pensar que são uma novidade na moda. Momento história da moda no Declara: Não são. A gola rolê faz parte da moda ocidental, pelo menos, desde o século XV, adornada com babados e principalmente na moda masculina europeia. No entanto, foi no século XIX que ela tomou as formas que conhecemos hoje, usada por trabalhadores, artistas e intelectuais. A partir do século XX, ela ganhou ares de contracultura e rebeldia, sendo quase um uniforme dos existencialistas, que décadas depois seriam apelidados de beatniks. Um exemplo de look bem beatnik é o todo preto de Audrey Hepburn na última montagem desse post, que ela usa no filme Cinderela em Paris (que eu amo de paixão!).

Embora Greta Garbo já fosse adepta da gola alta nos anos 20 e 30, foi a partir de 1940 que as divas do cinema ficaram realmente marcadas pelas roupas com turtleneck. Lauren Bacall (a terceira à direita na primeira montagem), Audrey Hepburn, Marilyn e Brigitte Bardot, por exemplo, eram sempre fotografadas com sweaters e blusas de gola alta. Nas décadas de 60 e 70, então, a gola rolê virou tendência máxima até no verão, com vestidinhos curtos e regatas. Twiggy, essa linda, era praticamente uma embaixadora da tendência.

gola-alta-e-gola-rolê-vintage_1

Nos anos 80, a gola rolê continuou alongando a silhueta e deixando atrizes como Julia Roberts, Meg Ryan e Diane Keaton ainda mais classy. Na década de 90, ela teve um novo super boom, marcando quase diariamente o figurino de Monica e Rachel, em Friends; além dos looks dos dois que viriam a formar O Melhor Casal Dos Anos 2000™: Britney e Justin, claro. Na segunda década dos anos 2000, a gola alta continua a estrelar looks fashionistas, principalmente inspirada por um retorno da moda à década de 90. Ótimo. Até porque se fôssemos relembrar o início dos anos 2000 seria muito vergonhoso, né, gente?

Ok, o ponto é: se a gola rolê faz sucesso há tanto tempo, é porque combina com todos os estilos. Com todo tipo de peça, em qualquer pessoa e para qualquer ocasião. Essa maravilhosa. E aqui vai o guia visual de como usar gola rolê na vida e ficar absolutamente incrível:

Gola alta com shortgola alta como usar gola rolê com short 01.46.57
Gola alta com vestidogola alta como usar gola rolê com vestido 01.46.57
Gola rolê com calçagola-alta-como-usar-gola-rolê-com-calça_1
Gola alta com macacão ou jardineiragola-alta-como-usar-gola-rolê-com-macacão_1
Gola rolê com mix de texturasgola-alta-como-usar-gola-rolê-com-mix-de-texturas-e-de-estampas_1
Gola alta com saia evasêgola-alta-como-usar-gola-rolê-com-saia-evasê_1
Gola alta com cores vibrantesgola alta como usar gola rolê com cores vibrantes 01.46.57
Gola rolê com sainhagola-alta-como-usar-gola-rolê-com-sainha-justa-1gola-alta-como-usar-gola-rolê-com-sainha-justa-2_1
Gola rolê com tulegola-rolê-como-usar-gola-alta-tule_1
Gola rolê em look monocromáticogola-rolê-como-usar-gola-alta-monocromático-2_1 gola-rolê-como-usar-gola-alta-monocromático_1

E aí, cês já usam ou pretendem usar gola alta? Se sim, quais dessas combinações são as suas favoritas? ?

Gostou? Clique aqui para mais posts da categoria “Usar” do Declara. 


Psiu, me acompanhe nas redes sociais, sim?
antix barrado papoulas blog declara depois do fim
Instagram, Facebook, Pinterest.
Previous Post Next Post

❤ Você também vai gostar ❤

12 Comentários

  • Responder Isadora Mariano 19 de maio de 2016 at 11:08 PM

    Acho gola alta tão lindo, tão anos 60! Já usei e quero mais blusinhas assim. Amei as inspirações <3

    View Comment
  • Responder Luana 19 de maio de 2016 at 11:10 PM

    Adorei o post!! Confesso que achava um pouco brega essas golas kkkkkkk quando eu tinha uns 10/11 anos todo mundo usava! Mas é incrível como a gente se leva por influencia da mídia e de mulheres poderosas que usam, né? Achei a maioria dos looks lindos! E os meus preferidos são com saia <3

    View Comment
  • Responder Eloá Santana 19 de maio de 2016 at 11:17 PM

    Adorei o post por ter contato um pouco da história da fila alta. Eu mesma amo usar e não sabia que combinava com saia. Amei a dica.

    View Comment
  • Responder Bianca 19 de maio de 2016 at 11:23 PM

    Acho gola alta tão elegante! Acho legal que tenha voltado à moda, o único ruim é que eu acho que ela realça demais o busto, se for do tipo justinha (que é o mais comum). E eu já tenho seios grandes, não gosto muito quando eles ficam ainda mais em evidencia, parece desproporcional haha
    Amei as inspirações!
    Beijos!

    View Comment
  • Responder Entre Anas 19 de maio de 2016 at 11:51 PM

    Você me faz querer cada vez mais e mais uma saia de tule! hahaha
    Pensar em gola alta pra mim é pensar em Audrey Hepburn, Marilyn e Kardashians hahaha

    View Comment
  • Responder Laura Nolasco 20 de maio de 2016 at 1:11 AM

    Acho gola role suuuper elegante, suuuper estilosa e suuuper linda, mas quem disse que consigo usar? Sinto pegando, me incomoda, me irrita e no fim das contas já tô doida pra tirar a blusa no meio da rua mesmo… E nem só as mais justinhas, sabe? O que é bem estranho, porque a coisa que eu mais amo na vida é usar cachecol.
    Meus looks preferidos desse post foram os com saia evasê e com calça… o que são a primeira e última foto da linha dos com calça?? Maravilhosos!
    Aaah, e acho homens usando esse tipo de gola simplesmente maravilhoso hahhah (a sorte é que o namorado fala que se sente chique e gosta de usar, hahahah)
    Beijos!

    View Comment
  • Responder Thaís 20 de maio de 2016 at 4:06 PM

    Oi!

    Eu amooo gola alta, apesar de não ter tantas peças assim no meu armário. Concordo com a Luana, quando eu tinha uns 10/11 anos era super ”na moda” usar! hahaha Minha combinação preferida é com calça, não ouso muito ainda. Gostei bastante da combinação gola alta + vestido + meia calça. <3 Quem sabe eu não acabo pegando gosto por variar as combinações, não é? Qualquer coisa te aviso!
    Beijos!

    View Comment
  • Responder Paula Brasiel 23 de maio de 2016 at 6:12 PM

    Adorei o post Clarinha! Adorei saber sobre a história dessa peça que eu adoro! Parabéns pelo post!

    Beijos!!!

    View Comment
  • Responder Rafaela Arnoldi 24 de maio de 2016 at 7:52 PM

    Vou confessar que morria de aflição de gola alta, mas acho tão sexy, tão classudo e sou apaixonada por elas em sobreposições. Adoro sua abordagem, historicamente embasada, maravilhosamente ilustrada! <3

    View Comment
    • Responder Clara Fagundes 30 de maio de 2016 at 10:31 AM

      Eu também tinha agonia, mas eu morava em Aracaju, que tem calor o ano inteiro, hahahah. Que bom que cê gostou <3

      View Comment
  • Responder Como usar saia no inverno: Xadrez + Barbie | Blog Declara 15 de julho de 2016 at 10:07 AM

    […] mês | Declara Junho/2016 Parceiras: Maria Nuvem, Santa Expedita + Desconto para leitoras Gola Alta: como usar gola rolê e ficar incrível […]

    View Comment
  • Responda