livros sobre moda para aprender
Comprar, Explorar

Cinco livros para quem quer saber mais sobre moda

☀️ Cinco livros sobre moda para quem quer saber mais ☀️

O meu TCC para me formar na USP foi sobre cinema e moda. Por isso e porque eu já era apaixonada pelo tema (leia mais textos sobre moda aqui), posso dizer com segurança que li muito mais livros sobre moda do que o normal. Daí que estava abrindo as embalagens dos últimos livros sobre moda (risos) que encomendei e pensei: “por que nunca escrevi sobre isso mesmo?” e deixei os pacotes pra lá pra vir aqui indicar 5 livros que todo mundo que quer entender mais sobre o assunto deveria ler.

Se vocês gostarem desse post me falem abaixo nos comentários, porque tenho muito mais livros sobre moda (e cinema também) pra indicar, daí posso fazer outras listinhas assim.

1. O Império do Efêmero, de Gilles Lipovetsky. 

o império do efêmero livros sobre moda

O Império do Efêmero é o primeiro livro que vem à minha cabeça quando penso em livros sobre moda. Isso porque, apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1987, é um livro atual e denso, apesar das menos de 300 páginas. Ele divide a moda em dois grandes períodos e analisa o surgimento e o papel da moda na sociedade, desde o final da Idade Média até meados dos anos 80. Para quem quer entender sobre a origem da Alta Costura, das grandes grifes e da moda como conhecemos hoje. Lipovetsky é um acadêmico francês e esse é o livro base pra qualquer estudante ou amante da moda que queira entender a moda como fenômeno da civilização moderna.

2. Glamour, por Diana Vreeland.

cinco livros sobre moda glamour diana vreeland

Diana Vreeland foi a maior editora de moda de todos os tempos, com mais de 25 anos na Harper’s Bazaar e quase 10 anos na Vogue antes de se aposentar. Esse livro foi o resultado de um desafio de Jackie Kennedy Onassis, então editora da Doubleday: reunir em um único lugar imagens, impressões e tudo o que representasse *Glamour* para Vreeland. Com prefácio de Marc Jacobs, o livro é tão elegante, visualmente lindo e impecável quanto se poderia esperar da mulher que ajudou a ditar a moda do século passado. Esse eu já tinha lido muito antes de definir o tema da minha monografia, acredito que qualquer amante da moda irá se encantar página após página.

3. 100 anos de moda, de Cally Blackman.

100 anos de moda cinco livros sobre moda

O livro mais lindo da minha estante. É enorme, mas diria que dá para ser “lido” em uma ou duas tardes, isso porque a maior parte dele é de imagens. Imagens de todas as épocas, tendências, ícones e estilos, com notas de rodapé e comentários esclarecedores por todo ele. E por que está aqui? Porque, a partir dele, dá para compreender muito da evolução e da cronologia da moda.

4. A linguagem das roupas, de Alison Lurie. 

linguagem das roupas livros sobre moda

Não achei uma foto digna dele e o meu eu já comprei de sebo, tão acabadinho que vai essa daí mesmo. Isso porque nem com foto feia esse livro poderia ser deixado de fora. Ele foi publicado no final dos anos 90 e, por isso, tem algumas frases datadas, mas que são ok de desconsiderar pelo conceito do livro como um todo. O que as roupas comunicam? O que nós comunicamos com o nosso vestuário? Quais os fundamentos, gírias e particularidades das roupas como linguagem? É um ponto de vista muito interessante e bem inovador em relação aos outros (muitos!) livros que li no processo de pesquisar para o TCC.

5. Cronologia da moda.

Livros sobre moda: Cronologia da Moda

Extremamente didático, disposto cronologicamente, cheio de imagens e de leitura facílima. Um bom começo para quem quer ler um livro só e já sair manjando mais do que a média. Também faz parte dos que eu já tinha lido muito antes do TCC, não é academicista, é do tipo que dá pra ler por diversão mesmo.

Dica extra: os livros da Publifolha, por Paula Reed. 

Linha Publifolha 50 ícones que inspiraram a moda

Essa coleção é uma delícia: todos os livros são curtinhos e têm imagens em quase todas as páginas. Os meus favoritos são os 50 ícones que inspiraram a moda da década de 50 e os 50 ícones que inspiraram a moda da década de 60, que são – não por coincidência – as minhas duas décadas favoritas na história da moda, claro.

Clique aqui para mais posts sobre moda! 🙂


Para fotos fofas, inspirações e pitacos, me acompanhe nas redes, sim?
Instagram, Facebook, Pinterest.

antix barrado papoulas blog declara

Previous Post Next Post

❤ Você também vai gostar ❤

21 Comentários

  • Responder Maria Clara 28 de abril de 2016 at 10:03 PM

    Amei o post, seu blog é lindo! Parabéns! Gostei dos livros, tenho um pequeno – mini dicionário da moda. É muito legal! Bjs
    http://clarinhahsantana.blogspot.com.br

    View Comment
  • Responder Jéssica 28 de abril de 2016 at 10:33 PM

    Oi, tudo bom? Anotei todos aqui, pq não conhecia nenhum. Shame on me! Hahahaha Sempre bom conhecer coisas novas. Adorei. Beijos!

    View Comment
  • Responder Clayci 30 de abril de 2016 at 6:34 PM

    Sempre que encontro o livro 100 anos da moda na livraria fico tentada a comprar. A edição é linda e bem completa! Ótimo post…

    View Comment
  • Responder Luiza Marques 30 de abril de 2016 at 8:25 PM

    Faço jornalismo, mas moda sempre foi uma paixão! Eu tenho o livro 100 anos de moda e ele é maravilhoso <3 amei o post, quero mais dicas!

    View Comment
  • Responder Bianca 1 de maio de 2016 at 2:50 PM

    Moda é tão gostoso 🙂 Eu sou muito encantada com o mundo da moda, eu acho que é como uma expressão de nós mesmos sem que precisemos dizer nada.
    Amei sua seleção de livros! Vou procurar por eles na próxima vez que eu for à livraria! Achei que seria apenas uma lista desses livros mais comerciais, mas tem muita coisa interessante nesses livros que você comentou!
    Beijo!

    View Comment
    • Responder Clara Fagundes 27 de maio de 2016 at 11:05 PM

      Que bom que cê curtiu, Bi! Eu estudo bastante sobre moda, tô pensando em fazer fazer vários posts nesse estilo… Beijinhos! <3

      View Comment
  • Responder Váh 2 de maio de 2016 at 11:04 AM

    Que post legal! Eu sempre quis fazer cinema ou moda, é um mundo tão mágico!!
    Boa sorte aí no TCC 😉

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    View Comment
  • Responder VANESSA BRUNT 2 de maio de 2016 at 11:30 PM

    Indicações maravilhosas! Não sou louca pelo universo, mas aprecio certos quesitos e fiquei curiosa por várias das obras. Fiquei louca demais pelo primeiro e ainda estou aqui tentando entender como nunca tinha ouvido falar! Parece captar tópicos que vão muito além, como quesitos históricos incríveis.

    http://WWW.SEMQUASES.COM

    View Comment
  • Responder Isadora Mariano 5 de maio de 2016 at 12:21 PM

    Minha irmã faz Design de Moda e eu adoooro ficar olhando os livros dela! Esse Cronologia da Moda é ótimo!
    Acabei de conhecer seu blog através do Instagram <3
    Beijos

    View Comment
    • Responder Clara Fagundes 6 de maio de 2016 at 1:49 AM

      Isadora, que massa! Te vi por lá, achei seu insta lindo e segui de volta quando vi o comentário, hahaha. <3
      Ai, já tô com invejinha boa da faculdade da sua irmã!

      View Comment
  • Responder Anne 5 de maio de 2016 at 7:28 PM

    Adorei todas as indicações! Eu já vi o Cronologia da Moda em uma livraria e dei uma folheada, é lindo e deve ser super gostoso de ler!
    Beijo

    View Comment
  • Responder Samira Oliveira 11 de maio de 2016 at 11:12 PM

    Sabe que me sinto infimamente ignorante quando percebo que não entendo nada sobre o assunto e ver isso aqui foi um bote salva vidas, vou salvar este post no coração pra ler esses livros. Tenho um professor que fala muito de cinema e eu fico super boiando (como sempre) mas sobre a moda eu acredito que não é só este exterior que as pessoas colocam de “modinhas” tipo, estampa étnica, sabe? Eu acredito nisso do seu post, que você precisa conhecer a funto a alta costura e a história disso tudo e de suas influencias. Disponibiliza seu tcc pra a gente poder fuçar! <3
    beijoss
    dezoitoemponto.com

    View Comment
  • Responder Tatiana Castro 12 de maio de 2016 at 7:33 PM

    Olá!
    Livro combina com tudo! É por isso que os amo tanto 🙂
    Minha intimidade com moda não vai além de O Diabo Veste Prada… rsrs… conclusão: nenhuma intimidade…kkkkk… mas gostei das dicas de leitura, principalmente, A Linguagem das Roupas, que me chamou muita atenção.
    Boa sorte com seu TCC, estou penando com o meu aqui.
    Beijos!

    View Comment
  • Responder Os 10 melhores livros para entender tudo sobre fotografia 18 de maio de 2016 at 2:38 PM

    […] – a de moda – listamos o livro de Eliot Siegel. (Se você gosta do tema e quer conhecer livros sobre moda incríveis, clique […]

    View Comment
  • Responder 5 conselhos que gostaria de ter ouvido quando comecei minha marca 28 de junho de 2016 at 5:57 PM

    […] Sobre modelagem, pilotagem, costura, vendas, marketing, design gráfico, cores, estamparia, história da moda, cool hunting, ferramentas. Não precisa fazer mestrado em todos esses itens, só uns artigos e uns […]

    View Comment
  • Responder Luana Braz 6 de outubro de 2016 at 7:24 PM

    AMO, AMO, AMO. Você já leu “MODA: UMA FILOSOFIA”?

    View Comment
  • Responda